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quarta-feira, 30 de março de 2011

Técnicas de resumos

Porque resumir?
  • Os resumos são instrumentos dos quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo.

  • São válidos quando contém, de forma sintética e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada quanto os resultados e as conclusões, destacando o valor dos achados ou a originalidade do texto.



  • É a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando os elementos de maior interesse e importância, ou seja, as principais idéias do autor.



  • Tem por finalidade a difusão das informações contidas em livros, artigos, teses, etc.



  • O caráter do resumo depende de seus objetivos:

  • Apresentar um sumário narrativo das partes mais significativas;

  • Condensação do conteúdo;

  • Análise interpretativa de um documento, criticando os diferentes aspectos inerentes ao texto.

Como resumir?

Levando-se em consideração que quem escreve obedece a um plano lógico, ou seja:

  • Proposição, explicação, discussão e demonstração.

  • É aconselhável primeiramente captar o plano feral da obra e seu desenvolvimento.

  • Em seguida ler novamente o trabalho e responder as perguntas: de que trata este texto? O que pretende demonstrar?

  • Em uma terceira leitura, buscar a compreensão das partes principais em que se estrutura o texto.



Ficar atento e observar que geralmente quando o autor passa de uma idéia a outra inicia um novo parágrafo. A ligação entre os parágrafos permite identificar:



  • Conseqüências: quando se empregam palavras tais como: em conseqüência, por conseguinte, portanto, por isso, em decorrência disso, etc.

  • Justaposição ou adição: identificada com expressões de tipo: e, da mesma forma, da mesma maneira, etc.

  • Oposição: com a utilização das palavras: porem, entretanto, por outra parte, sem embargo, etc.

  • Incorporação de novas idéias;

  • Complemento de raciocínio;

  • Repetição ou esforço de idéias ou argumentos;

  • Justaposição de preposições: por intermédio de um exemplo, comprovação, etc.

  • Digressão: desenvolvimento de idéias até certo ponto alheias ao tema central do trabalho.



A última leitura deve ser feita com a finalidade de:

 Compreensão do sentido de cada parte importante;

 Anotações de palavras chave;

 Verificação do tipo de relação entre as partes: conseqüência, oposição, complementação, etc.



Tipos de resumo



Indicativo ou descritivo: quando se faz referencia às partes mais importantes, componentes de texto. Utiliza frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento importante da obra.



Informativo ou analítico: quando contém todas as informações principais apresentadas no texto e permite dispensar a leitura desse ultimo. Tem a finalidade de informar o conteúdo e as principais idéias do autor, salientando:

 Os objetivos e o assunto (a menos que se encontre explicitando no titulo)

 Os métodos e as técnicas (descritas de forma concisa, exceto quando um dos objetivos do trabalho é a apresentação de nova técnica).

 Os resultados e as conclusões

o Não deve conter comentários pessoais ou julgamentos

o Não deve formular críticas.

o Deve ser seletivo e não mera repetição das palavras do autor, quando citada a palavra do autor usar aspas.

o Não sendo enumeração de tópicos;

o Deve se evitar expressões do tipo: o autor disse, segundo o autor, o autor falou, ou seja, todas as palavras supérfluas.



Critico: quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a critica da formo no que se refere aos aspectos metodológicos: do conteúdo, do desenvolvimento da lógica da demonstração, da técnica de apresentação, das idéias principais. Não deve haver citações.





Referência: LAKATOS, E.M MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo. Ed. Atlas, 2007.

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